segunda-feira, 10 de março de 2025

Vitória (2024) - Reportagem com o novo filme de Fernanda Montenegro

Vitória (2024) - Reportagem com o novo filme de Fernanda Montenegro

Como surgiu 'Vitória', filme com Fernanda Montenegro que conta história real da mulher que combateu violência no RJ.

Com uma câmera na mão em direção à janela de sua casa, Joana da Paz registrou vários crimes e compartilhou com o jornalista Fábio Gusmão.

Aos 95 anos, Fernanda Montenegro é a grande estrela de "Vitória", filme que é uma produção original Globoplay e estreia nesta semana nos cinemas brasileiros.



"A personagem é uma porta-voz do momento que se vive nesse país, da miséria, dos que não têm para aonde ir", diz Fernanda sobre seu papel.


Dirigido por Andrucha Waddington e Breno Silveira, o longa conta a história real de Joana da Paz (interpretada por Fernanda Montenegro), ex-empregada doméstica e massoterapeuta que, em 2005, interrompeu a violência em Copacabana, no Rio de Janeiro.


Com uma câmera na mão em direção à janela de sua casa, Joana registrou vários crimes e compartilhou com o jornalista Fábio Gusmão (papel de Alan Rocha). As fitas levaram a denúncias que resultaram na prisão de moradores da região, soldados e PMs envolvidos com narcotráfico.


Jurada de morte, Joana mudou de cidade e nome. Foi só depois da morte dela, em 2023, que sua identidade verdadeira foi revelada. Ela ficou conhecida como Vitória da Paz. O filme começou a ser produzido quando ela ainda estava viva e, por isso, houve preocupação de evitar informações que facilitassem sua identificação. Um exemplo é que na realidade Vitória era negra, e Fábio branco, mas isso se inverte no filme.


A ideia de produzir o longa veio de Paula Fiuza e Bruno Silveira. Mas em 2022 ele sofreu um infarto durante as filmagens e, tempo depois, morreu. Foi quando seu amigo, Andrucha assumiu a direção.



"Esse filme é uma grande homenagem para o Breno e, depois, para a Dona Joana, que é a nossa Dona Vitória, que faleceu dois meses depois que a gente acabou as filmagens", afirma o cineasta.


"Eu acho que ela tinha uma noção do que ela fazia, mas acho que, no que aquilo ia se transformar, jamais. Que a história dela ia virar um filme, uma obra, com a Fernanda Montenegro... Ela era apaixonada pela dona Fernanda, ela citava muito 'Central do Brasil', quando a Dona Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar, ela falava: 'É uma atriz extraordinária'."


"Eu acho que esse filme é um sobrevivente. Esse filme é a cara da própria Dona Vitória", diz Paula, que assina o roteiro do longa.


(REPORTAGEM COMPLETA)




AGORA BAIXAR A REPORTAGEM COMPLETA:



https://vk.com/s/v1/doc/ojQdYjJXwHGWsgQd4qUvgoHkKIe3eCIXCOuuxytY386yJDzlK5Q 

https://vk.com/s/v1/doc/ojQdYjJXwHGWsgQd4qUvgoHkKIe3eCIXCOuuxytY386yJDzlK5Q


.


#Vitória2024 #NovoFilme #FernandaMontenegro #9DeMarço #MarçoDe2025 #HistóriaReal #CombateuAViolência #Rio #CâmeraNaMão #JanelaDeSuaCasa #JoanaDaPaz #VitóriaDaPaz #RegistrouVáriosCrimes #RegistrouCrimes #FábioGusmão


.

.

....


Nenhum comentário:

Postar um comentário