CIVILIZATION - SNES - MANUAL EM PORTUGUÊS
Sid Meier's Civilization para SNES...
INDICE
1 - Introdução
2 - Início
2a - Iniciando um novo jogo
2b - Customizando o mundo
2c - Níveis de dificuldade
2d - Escolhendo o número de civilizações rivais
2e - Escolhendo a sua civilização
3 - Tecnologias
4 - Unidades
5 - Edificações
5a - Buildings
5b - Wonders
6 - Sistemas de governo
7 - Menus
7a - Menu principal
7b - Menu das cidades
7c - Menu das unidades
7d - Diplomatas
8 - Audiências
9 - Cabanas
10 - Tipos de terreno
11 - Dicas para inciantes
12 - Spoiler do final do jogo (só para quem não liga para SPOILER)
12 - Spoiler do final do jogo (só para quem não liga para SPOILER)
Tela de gerenciamento da sua cidade
------------------------------------------------------------------------------
1 - INTRODUÇÃO:
Neste jogo você deverá desenvolver uma civilização o máximo possível, descobrir
novas tecnologias, construir edificações, defender-se de outras civilizações
que queiram tomar suas cidades ou tentar manter uma relação pacífica com elas
podendo inclusive trocar tecnologias ou, se você for bem mais poderoso, ganhar
dinheiro delas através do pagamento de tributos, tentarei fazer um guia o mais
claro e objetivo possível para que você desenvolva o máximo potencial de sua
civilização.
-----------------------------------------------------------------------------
2 - INÍCIO:
Na tela inicial você terá três opções (uma, se for a primeira vez que estiver
jogando), são elas:
START - Inicia um novo jogo;
CONTINUE - Carrega um jogo salvo;
HALL OF FAME - Mostra um ranking das cinco melhores civilizações.
Mapa sendo explorado pelas suas unidades de batalha
2a - INCIANDO UM NOVO JOGO:
Ao escolher START, você terá três opções, são elas:
GAME START: Começa o jogo em um mapa aleatório.
CUSTOMIZE WORLD: Altera diversos aspectos do mundo, mais detalhes a seguir.
EARTH: Habilita um mapa igual a Terra.
Foto do conteúdo da sua cidade
2b - CUSTOMIZANDO O MUNDO;
Ao escolher CUSTOMIZE WORLD, você poderá alterar alguns aspectos do mundo em
que sua civilização irá se localizar, são eles:
LAND MASS (tamanho do mundo) - Você pode escolher entre pequeno, médio e
grande.
TEMPERATURE (temperatura) - Você pode escolher entre, frio, normal e quente,
aconselho a não escolher o frio, pois isso pode
prejudicar na agricultura.
CLIMATE (clima) - Você pode escolher entre árido, normal e úmido.
AGE (idade da terra) - Você pode escolher entre 3, 4 ou 5 bilhões de anos.
Combinação recomendada para iniciantes: LAND MASS - Large
TEMPERATURE - Normal
CLIMATE - Normal
AGE - Qualquer um.
2c - NÍVEIS DE DIFICULDADE:
Ao escolher GAME START o próximo passo será escolher o nível de dificuldade,
você tem as seguintes opções:
CHIEFTAIN (chefe de tribo) - O nível mais fácil, você terá tutoriais te
explicando o básico do jogo, começa com 300+ em
dinheiro, as novas tecnologias são descobertas
rapidamente e é bem fácil manter o povo feliz.
WARLORD (senhor da guerra) - Um nível não tão fácil, mas também nada difícil,
você começa sem dinheiro, mas é fácil de ganhar,
não tem mais tutorial explicativo, as tecnologias
demoram um pouquinho mais para aparecer, mas ainda
é fácil manter o povo feliz.
PRINCE (Príncipe) - Nível intermediário, ganhar dinheiro fica um pouco mais
difícil, assim como manter a felicidade do povo, as
tecnologias demoram um pouco a aparecer, aconselho este
nível para aqueles que já sabem o básico do jogo.
KING (rei) - Um nível bem difícil, manter-se com dinheiro para sustentar sua
civilização será um sério problema, a população não irá se
contentar facilmente e os avanços científicos precisarão de
bastante investimento, boa sorte!
EMPEROR (imperador) - Nível extremo de dificuldade, poucos conseguem sobreviver
aqui, apenas para jogadores extremamente experientes, o
teste definitivo para a sua habilidade em estratégia.
Conforme o passar do tempo as civilizações vão sendo avaliadas
pelo estado de felicidade do seu povo
2d - ESCOLHENDO O NÚMERO DE CIVILIZAÇÕES RIVAIS:
Após escolher o nível de dificuldade, você deverá escolher quantas civilações
(incluindo a sua) deverão existir no mundo, você pode escolher no mínimo 3
(recomendado para iniciantes) e no máximo 7.
2e - ESCOLHENDO A SUA CIVILIZAÇÃO:
Após escolher o número de civilações rivais, você finalmente deverá escolher
uma civilização para desenvolver, suas opções são as seguintes:
CIVILIZAÇÃO LÍDER COR
Roma César Azul
Babilônia Hamurabi Branca
Alemanha Frederich Roxa
Egito Ramsés Marrom
América Lincoln Rosa
Grécia Alexandre Verde
Índia Ghandi Amarela
Russia Stalin Azul
Japão Yeasu Branca
França Napoleão Roxa
Asteca Montezuma Marrom
China Mao Tse Tung Rosa
Grã-Bretanha Elizabeth Verde
Mongólia Genjis Khan Amarelo
Aparentemente não há nenhuma diferença significativa entres as civilizações,
então escolha a que quiser e se quiser pode mudar o nome do líder, após os
conselhos inciais da deusa, o jogo começa.
------------------------------------------------------------------------------
3 - TECNOLOGIAS:
Após você construir sua primeira cidade, depois alguns turnos, seus sábios e
cientistas começarão a pesquisar novas tecnologias e então você poderá
construir novas edificações, adquirir novas unidades de combate, entre outras
coisas, abaixo segue uma lista de todas as tecnologias e seus efeitos na
civilização:
Logo que uma nova tecnologia é descoberta o seu quadro informativo
é apresentado como o demonstrado acima, ela abre novas buscas
TECNOLOGIA / EFEITO
Pottery (argila) Permite a cosntrução das unidades GRANARY e
B. GARDEN.
Alphabet (alfabeto) Revela as tecnologias Laws, Map Making, Math
(após descobrir Masonry) e Writing.
The Wheel (a roda) Pemite construir a unidade CHARIOT e é necessária
para revelar a Engin'rng.
Masonry (edificações) Permite contruir as edificações PALACE, CITY WALL,
PYRAMID E GREAT WALL e é necessária para revelar
Math, Construct e Stirrup.
Laws (leis) Permite construir a edificação COURTHOUSE e é
necessária para revelar Monarchy, Literacy, Trade
e Republic.
Monarchy (monarquia) É necessária para revelar Stirrup.
Writing (escrita) Permite a contruir a unidade DIPLOMAT e a
edificação LIBRARY e é necessária para revelar
Religion e Literacy.
Map Making (mapas) Permite a construção da unidade TRIREME e da
edificação LIGHTHOUSE e é necessária para revelar
Navigation.
Math (matemática) Permite a construção da unidade CATAPULT e é
necesária para a revelar Astronomy, Physics,
University e Computers.
Bronze Work (Bronze) Permite a construção da unidade PHALANX e da
edificação COLOSSUS e revela Currency e Iron Work.
Riding (montaria) Permite a construção da unidade LCAV e é
necessária para revelar Chivalry.
Literacy (literatura) Permite a construção da edificação GREAT LIBRARY
e é necessária para revelar Philosophy, Republic,
Democracy e Invention.
Currency (dinheiro) Permite a construção da edificação MARKET PLACE
e é necessária para revelar Trade e Contruct.
Mysticism (misticismo) Permite a construção da edificação ORACLE e é
necessário para revelar Astronomy e Philosophy.
Iron Work (ferro) Permite a construção da unidade LEGION e é
necessária para revelar Bridging e Gunpowder.
Construct (construção) Permite a construção das edificações AQUEDUCT e
COLOSSEUM, permite aos settlers fazer FORTRESS e
é necessária para revelar Engin'rng e Bridging.
Philosophy (filosofia) É necessária para revelar Democracy, Univesity,
Medicine, Religion e Comunism.
Astronomy (astronomia) Permite a construção da edificação C. OBSERVATORY
e é necessária para revelar Navigation e Gravity.
Democracy (democracia) É necessária para revelar Solar.
Navigation (navegação) Permite a contrução da unidade SAIL e da
edificação EXPEDITION e é necessária para revelar
Physics e Compass.
Physics (física) É necessária para revelar Atomic, Compass, Steam
Engine e Flight 1.
Engin'rng (engenharia) É necessária para revelar Television e Invention.
Bridging (pontes) Permite aos Settlers construir estradas em rios
e é necessária para revelar Railroad.
Trade (troca) Permite construir a unidade CARAVAN e é
necessária para revelar Medicine e Banking.
Stirrup É necessária para revelar Chivalry.
Chivalry (cavalaria) Permite a construção da unidade KNIGHTS.
Republic (república) É necessário para revelar Banking e Conscript.
Banking (Bancos) Pemite a construção da edificação BANK e é
necessário para revelar Industrial e Corporation.
Medicine (medicina) Permite a construção da edificação S. TEATHER e
é necessária para revelar Chemistry e Genetics.
University (universidade) Permite a construção da edificação UNIVERSITY e
é necessária para revelar Chemistry, Mettalurgy e
Gravity, cancela o efeito da GREAT LIBRARY.
Chemistry (química) É necessária para revelar Refining e Explosives.
Gravity (gravidade) Permite a construção da edificação N. COLLEGE e
é necessário para revelar Atomic.
Atomic (átomo) É necessário para revelar Fission.
Compass (bússola) Permite a construção da unidade FRIGATE, é
necessário para revelar Eletric, cancela o efeito
da LIGHTHOUSE.
Invention (invenção) É necessária para revelar Steam Engine e
Gunpowder, cancela o efeito do B. GARDEN.
Steam Engine (motor a vapor) Permite a construção da unidade IRONCLAD e é
necessária para revelar Railroad.
Railroad (Estrada de ferro) Permite a construção da edificação D. VOYAGE,
permite aos settlers construir estradas de ferro
e é necessária para revelar Industrial.
Industrial (Indústria) Permite a construção da unidade TRANSPORT e das
edificações FACTORY e SUFRAGE, é necessária para
revelar Communism, Corporation e Steel.
Corporation (corporação) É necessário para revelar, Mass Production,
Refining e Genetics.
Refining (refino) Permite a construção da edificação Power Plant,
é necessário para revelar Combustion e Plastics.
Genetics (genética) Permite a construção da edificação CURE CANCER.
Religion (religião) Permite a construção das edificações CATHEDRAL,
M. CHAPEL e JSB CATHEDRAL, cancela o efeito do
ORACLE.
Gunpowder (pólvora) Permite a construção da unidade MUSKETEER, é
necessária para revelar Metallurgy e Explosives,
cancela o efeito da GREAT WALL.
Mettalurgy (metalurgia) Permite a construção da unidade CANNON e é
necessária para revelar Steel e Eletric.
Steel (aço) Permite a construção da unidade BATTLE SHIP e é
necessária para revelar Automobile.
Explosives (explosivos) É necessária para revelar Combustion e Conscript.
Conscript (exército) Permite a construção da unidade RIFLES.
Combustion (combustão) Permite a construção da unidade CRUISER e é
necessária para revelar Automobile e Flight 1.
Flight 1 (Vôo 1) Permite a contrução da unidade FIGHTER e é
necessária para revelar Flight 2.
Automobile (automóvel) Permite a construção da unidade ARMOR e é
necessária para revelar Mass Production.
Mass Production Permite a construção da unidade SUB e da
(produção em massa) edificação MASS TRANSIT, é necessária para
revelar Fission, Super Conductor, Solar e Union.
Solar Permite a construção da edificação RECYCLE C.
Electric (eletricidade) É necessária para revelar Television e Flight 2,
cancela o efeito do COLOSSUS.
Television (televisão) Permite a construção das edificações HIDRO POWER
e HOOVER DAM, é necessária para revelar Nuclear,
Computers e Rocketry, cancela o efeito do
S. TEATHER.
Flight 2 (vôo 2) Permite a construção das unidades BOMBER e
CARRIER e é necessária para revelar Rocketry.
Computers (computadores) Permite a construção da edificação SETI PROGRAM
e é necessário para revelar Flight 3 e Robotics.
Rocketry (foguetes) Permite a construção da unidade NUKES e é
necessária para revelar Flight 3.
Flight 3 (vôo 3) Permite a construção das edificações APOLLO P. e
SS STRUCTURE, é necessária para revelar Plastics.
Plastics (plástico) Permite a construção da edificação SS COMPONENT,
é necessária para revelar Super Conductor e
Robotics.
Robotics (robótica) Permite a construção da unidade ARTILLERY e das
edificações MANUFATURACT P. e SS MODULE.
Super Conductor Permite a construção da edificação SDI DEFENSE e
(super condutor) é necessária para revelar Fusion.
Fission (Fissão) Permite a construção da edifcação MANHATTAN
PROJECT, é necessária para revelar Nuclear,
cancela o efeito do N. COLLEGE.
Nuclear Permite a construção da edificação NUCLEAR POWER
e é necessária para revelar Fusion.
Communism (comunismo) Permite a construção da edificação UNITED NATIONS,
é necessária para revelar Union, cancela o efeito
da PYRAMID e M. CHAPEL.
Union (união) Permite a construção da unidade MECH INF.
Fusion (fusão) É necessária para revelar Future Tech
Future Tech Nenhum efeito, apenas adiciona pontos ao seu
(Tecnologia do futuro) score final.
------------------------------------------------------------------------------
4 - UNIDADES:
Pode-se dizer que as unidade são o elemento humano da sua civilazação, a
maioria são unidade militares que tem a função de defender ou atacar, mas há
unidades com outras funções como construir coisas, transportar, fazer comércio,
etc. Abaixo segue uma lista de todas as unidades e suas funções.
Lista das unidades que sua cidade pode produzir
UNIDADE / CUSTO / ATAQUE / DEFESA / MOBILIDADE / DESCRIÇÃO
Settler 40 0 1 1 Talvez a unidade mais
importante do jogo, serve
para construir cidades e
desenvolver a área ao
redor delas.
Militia 10 1 1 1 Unidade militar básica,
quebram o galho no início
mas tornam-se inúteis
com a chegada dos legion.
Chariot 40 4 1 2 Ótima unidade de ataque
nas fases iniciais, pode
servir também para
exploração, para fazê-lo,
é preciso ter a
tecnologia THE WHEEL.
Phalanx 20 1 2 1 Unidade básica de defesa,
é necessário ter a
tecnologia BRONZE WORK.
Legion 20 3 1 1 Boa unidade de ataque e
barata também, para
fazê-la é preciso ter a
tecnologia IRON WORK.
LCAV 20 2 1 2 Mais fraca que um legion,
porém com melhor
mobilidade, recomendado
para exploração, requer a
tecnologia RIDING.
Trireme 40 1 0 3 Unidade marítima básica,
pode transportar duas
unidades, mas se perde no
mar se ficar muito longe
da terra, requer a
tecnologia MAP MAKING.
Catapult 40 6 1 1 Ótima unidade de ataque,
mas com uma péssima
defesa e baixa mobilidade
requer a tecnologia MATH.
Diplomat 30 0 0 2 Tem diversas funções,
como estabelecer
embaixadas, negociar,
espionar e estimular
rebeliões em outras
civilizações, requer a
tecnologia WRITING.
Caravan 50 0 1 1 Tem a função de vender
produtos a outras
civilizações ou ajudar na
construção de Wonders,
requer a tecnologia TRADE.
Knights 40 4 2 2 Versão melhorada da
Chariot, necessita da
tecnologia CHIVALRY.
Sail 40 1 1 3 Unidade marítima, pode
transportar 3 unidades,
recomendado para
exploração, requer a
tecnologia NAVIGATION.
Frigate 40 2 2 3 Unidade marítima, tem
um ataque razoável, pode
transportar 4 unidades,
requer a tecnologia
COMPASS.
Musketeers 30 2 3 1 Versão melhorada do
Phalanx, necessita ter
a tecnologia GUNPOWDER.
Ironclad 60 4 4 4 Unidade marítima de
ataque, não pode
transportar, requer a
tecnologia STEAM ENG.
Cannon 40 8 1 1 Versão melhorada da
Catapult, necessita da
tecnologia METTALURGY.
Transport 50 0 3 4 Unidade marítima, pode
transportar até 8
unidades, necessita da
tecnologia INDUSTRIAL.
Battle Ship 160 18 14 4 Unidade marítima de alto
poder de ataque, não pode
transportar unidades,
requer a tecnologia STEEL.
Rifles 30 3 5 1 Versão melhorada dos
Musketeers, necessita da
tecnologia CONSCRIPT.
Cruiser 80 6 6 6 Versão melhorada do
Ironclad, necessita da
tecnologia COMBUSTION.
Fighter 60 4 2 10 Unidade aérea, só pode
ser atacada por outra
unidade aérea, mas se ao
final do seu turno ela
não estiver numa cidade
ou Carrier, cairá, requer
a tecnologia FLIGHT 1.
Armor 80 10 5 3 Unidade de ataque, alto
poder ofensivo e ótima
mobilidade, uma das
melhores unidades
terrestres, requer a
tencnologia AUTOMOBILE.
Bomber 120 12 1 8 Unidade aérea, pode ficar
até dois turnos longe de
uma cidade ou Carrier,
mas também cairá se não
retornar, necessita da
tecnologia FLIGHT 2
Carrier 160 1 12 5 Unidade marítima, serve
como base para Fighters,
Bombers e Nukes, pode
transportar 8 unidades
requer a tecnologia
FLIGHT 2.
Sub 50 8 2 3 Boa unidade marítima,
requer a tecnologia
MASS PRODUCTION.
Artillery 60 12 2 2 Unidade terrestre
ofensiva definitiva,
alto poder de ataque e
ainda ignora o efeito das
City Walls, necessita da
tecnologia ROBOTICS.
Mech Inf 50 6 6 3 Unidade terrestre
defensiva definitiva,
requer a tecnologia
UNION.
Nukes 160 99 (!) 0 16 Arma nuclear, só pode
ser produzida após a
construção do Manhatan
Project, repare no seu
poder de ataque, requer
a tecnologia ROCKETRY.
------------------------------------------------------------------------------
Sua cidade vira um canteiro de obras para que as EDIFICAÇÕES possam
alavancar o seu crescimento e obter novas tecnologias
5 - EDIFICAÇÕES
São os prédios da sua civilização, eles se dividem em duas categorias, são elas:
5a - BUILDINGS - São as edificações que podem ser construídas em cada cidade e
os efeitos dela só se aplicam na cidade em que foi construída, abaixo segue uma
lista de todas as Buildings e suas funções:
BUILDING / CUSTOS / CONSTRUÇÃO/MANUTENÇÃO / DESCRIÇÃO
Barrack 40/0 Fortalece as unidades da
cidade, o custo de
manutenção aumenta com
o surgimento de novas
tecnologias.
Granary 60/1 50% da comida armazenada
pode ser usada quando a
população aumenta,
também protege contra
fome, necessita da
tecnologia POTTERY.
City Wall 120/2 Defesa das unidades
aumenta em 3 vezes,
protege contra inundações
necessita da tecnologia
MASONRY.
Market Place 80/1 Taxa de arrecadação e
de produção de bens,
aumenta em 50%, requer
a tecnologia CURRENCY.
Temple 40/1 1 pessoa infeliz na
cidade fica feliz,
protege contra erupções
vulcânicas, requer a
tecnologia BURIAL.
Aqueduct 120/2 Cidades podem expandir
sua população além de
10, protege contra
incêndios e epidemias,
requer a tecnologia
CONSTRUCT.
Colosseum 100/4 3 pessoas descontentes
ficam felizes, requer
a tecnologia CONSTRUCT.
Library 80/1 Produção intelectual
aumenta em 50%, requer a
tecnologia WRITING.
Court House 80/1 Corrupção nas cidades
cai 50%, necessita da
tecnologia LAWS.
Bank 120/3 Taxa de arrecadação e
produção de bens aumenta
em 50%, requer a
tecnologia BANKING.
University 160/3 Produção intelectual
aumenta em 50%, requer a
tecnologia UNIVERSITY.
Factory 200/4 Produção de bens aumenta
em 50%, necessita da
tecnologia INDUSTRIAL.
Power Plant 160/4 Produção das fábricas
aumenta em 50%, poluição
aumenta, requer a
tecnologia REFINING.
Hydro Power 240/4 Produção das fábricas
aumenta 100% e poluíção
diminui, necessita da
tecnologia TELEVISION.
Mass Transit 160/4 A população não é
afetada pela poluição,
requer a tecnologia
MASS PRODUCTION.
Recycle C. 200/2 A probabilidade de
poluição diminui para
2/3, necessita da
tecnologia SOLAR.
Nuke Power 160/2 Aumenta a produção nas
fábricas em 50%, mas
eventuais tumultos
podem causar acidentes,
requer a tecnologia
NUCLEAR.
Manufac. Plant 320/6 Produção nas cidades
aumenta em 100%, requer
a tecnologia ROBOTICS.
SDI Defense 200/4 Protege a cidade contra
armas nucleares, requer
a tecnologia SUPER
CONDUCTOR.
S.S. Structure 80/0 Parte integrante da
espaçonave, requer a
tecnologia FLIGHT 3.
S.S. Component 160/0 Sistema de propulsão e
combustível da
espaçonave, requer a
tecnologia PLASTICS.
S.S. Module 320/0 Sistema de suporte a
vida e produção de
energia na espaçonave,
requer a tecnologia
ROBOTICS.
5b - WONDER - São as maravilhas do mundo, só uma pode ser construída por uma
única civilização e os efeitos dela se estendem por todas as
cidades e as por outras civilizações, as wonders não tem custo
de manutenção, abaixo segue uma lista de todas as Wonders e suas
funções:
Foto da minha cidade com todas as Maravilhas
do mundo antigo e moderno (WONDER).
WONDER / CUSTO CONSTRUÇÃO / DESCRIÇÃO
Palace 200 O centro administrativo da
sua civilização, cidades
distantes da capital são
mais vulneráveis a corrupção,
requer a tecnologia MASONRY.
B. Garden 300 Felicidade aumenta em 1 em
cada cidade, INVENTION
cancela o efeito, necessita
da tecnologia POTTERY.
Pyramid 300 Sistema de governo muda sem
passar por anarquia,
COMMUNISM cancela o efeito,
requer a tecnologia MASONRY.
Colossus 200 Troca nas cidades aumenta em
1, ELECTRIC cancela o efeito,
requer a tecnologia IRON WORK.
Great Wall 300 Outras civilizações sempre
oferecerão ofertas de paz,
GUNPOWDER cancela o efeito,
requer a tecnologia MASONRY.
Oracle 300 Aumenta o efeito dos Temples,
RELIGION cancela o efeito,
requer a tecnologia MYSTICISM.
Lighthouse 200 Todas as unidades marítimas
aumentam sua mobilidade em 1,
COMPASS cancela o efeito,
requer a tecnologia MAP
MAKING.
Great Library 300 Sua civilização ganha uma
tecnologia já adquirida por
outras duas civilizações,
UNIVERSITY cancela o efeito,
requer a tecnologia LITERACY.
C. Observatory 300 Dobra a produção intelectual,
requer a tecnologia ASTRONOMY.
Expedition 400 Todas as unidades marítimas
aumentam sua mobilidade em 1,
requer a tecnologia
NAVIGATION.
S. Theater 400 Pessoas infelizes nas cidades
ficam satsfeitas, TELEVISION
cancela o efeito, requer a
tecnologia MEDICINE.
N. College 400 Aumenta a produção intelectual
FISSION cancela o efeito,
requer a tecnologia GRAVITY.
D. Voyage 300 Sua civilização ganha
imediatamente as duas próximas
tecnologias que você escolher,
requer a tecnologia RAILROAD.
Sufrage 600 Reduz a quantidade de pessoas
descontentes por causa de
unidades fora das cidades
quando estiver no sistema de
governo Republic ou Democracy,
requer a tecnologia
INDUSTRIAL.
Cure Cancer 600 Felicidade em todas as
cidades aumenta em 1, requer
a tecnologia GENETICS.
Hoover Dam 600 Aumenta a produção de todas
cidades no continente em 50%
e diminui a poluição, requer
a tecnologia TELEVISION.
SETI Program 600 Aumenta em 50 % a produção
intelectual, necessita da
tecnologia COMPUTERS.
Manhattan Project 600 Permite a construção de armas
nucleares, necessita da
tecnologia FISSION.
Apollo Project 600 Permite a construção de
espaçonaves, requer a
tecnologia FLIGHT 3.
United Nations 600 Negociações com outras
civilizações, sempre trarão
ofertas de paz, necessita da
tecnologia COMMUNISM.
-----------------------------------------------------------------------------
Conforme o Sistema de Governo a produtividade do terreno muda
6 - SISTEMAS DE GOVERNO
Anarchy - É o sistema com o qual você começa o jogo o líder é o DITADOR, a
taxa de arrecadação de dinheiro é boa desde que você construa
estradas e MARKET PLACES, a Wonder COLOSSUS também ajuda, o povo fica
feliz facilmente, desde que se construa TEMPLES e o ORACLE, e a
produção intelectual é razoável desde que você construa LIBRARIES e
o C. OBSERVATORY, mas conforme se vai construindo edificações, esse
se sistema se torna incompatível com os gastos.
Monarchy - O líder é o REI, a taxa de arrecadação aumenta um pouco, mas logo
requer a construção de BANKS para conpensar os gastos, manter o
povo feliz se torna um pouco mais difícil e torna-se necessário
construir COLOSSEUMS E CATHEDRALS, bem como as Wonders M. CHAPEL,
JSB CATHEDRAL e S. THEATER, a produção intelectual melhora, mas
seria interessante construir UNIVERSITIES e a Wonder N.COLLEGE, para
melhorar ainda mais, esse sistema é aconselhável quando a maioria
de suas cidades estiver em nível 10.
Republic - O líder é o CHANCELLER, a taxa de arrecadação e a produção
intelectual dão um tremendo salto, mas manter o povo feliz torna-se
cada vez mais difícil, a construção das Wonders SUFRAGE E CURE
CANCER pode ajudar, mas o que ajuda mesmo é manter a taxa de
LUXURY em pelo menos 2, esse sistema é aconselhável quando a maioria
de suas cidades estiver em nível 20.
Democracy - O líder é o PRESIDENTE, arrecadação e produção intelectual aumentam
ainda mais, só que a população não se contentará facilmente, não
costumo usar esse sistema, mas se quiser arriscar, só coloque-o
quando suas cidades estiverem em nível 25.
Communism - O líder também é PRESIDENTE, o povo mantém-se na linha devido a lei
marcial, a produção intelectual cai vertiginosamente, por isso
torna-se necessário produzir DIPLOMATS para roubar tecnologia de
outras civilizações, não sei dizer o que ocorre com a taxa de
arrecadação, mas acredito que deva ser a mesma do sistema ANARCHY.
-----------------------------------------------------------------------------
7 - MENUS
7a - MENU PRINCIPAL - É acessado ao colocar o cursor (tocha) em um local onde
não tenha uma unidade ou cidade, ele consta das seguintes
opções:
Distribute - Serve para distribuir pontos entre as taxas de de arrecadação de
impostos (Tax), produção de bens de consumo (Lux) e produção
intelectual (Sci), você tem 10 pontos para distribuir entre eles,
quanto mais pontos tiver a TAX, mais dinheiro você ganha por turno,
quanto mais pontos tiver o LUX, menor é a possibilidade de haver
tumultos nas cidades, e quanto mais pontos tiver o SCI mais rápido
as novas tecnologias surgirão.
Advice - São informações sobre a sua civilização, essa é opção abre mais outras
que são:
City Status - fornece informações gerais sobre cada cidade como
população, produção de comida, produção de bens de
consumo e arrecadação de impostos.
Military - fornece informações sobre suas unidades, quantas estão
sendo produzidas e quantas estão ativas.
Inteligency - fornece informações sobre outras civilizações, mas só
depois que você estabelecer uma embaixada nela.
Attitude - fornece informações sobre a felicidade do povo.
Trade - fornece informações financeiras de cada cidade, o quanto ela
arrecada e o quanto gasta.
Science - fornece informações a respeito da produção intelectual, que
tecnologias já foram descobertas e quantos turnos faltam
para se descobrir a próxima.
Revolution - Inicia uma revolução para mudar o sistema de governo, após alguns
turnos, você poderá escolher qual sistema quer seguir.
Information - Mais algumas informações sobre as civilizações, essa opção abre
outras três que são:
Top Five Cities - Mostra as cinco cidades mais desenvolvidas do
mundo.
Score - Mostra a sua pontuação que depende de vários fatores.
Demographics - Exibe diversas informações sobre a população da
sua civilização.
Jump - Te transporta direto para uma cidade de sua escolha.
World Map - Te mostra o mapa do mundo.
Option - Serve para ativar ou desativar algumas opções do jogo, como música,
animações, etc.
Save - Salva seu jogo.
Retire - Encerra o jogo.
7b - MENU DAS CIDADES - Pode ser acessado ao clicar com o cursor em uma cidade,
você
terá as seguintes opções:
City - Serve para distribuir a população trabalhadora pelo terreno em volta da
cidade, eles pode trabalhar na produção de alimentos ou mineração.
Production - Serve para administrar a produção de bens (unidades e edificações)
na parte direita você tem as opções CHANGE que serve para mudar o
será construído e BUY para comprar logo o produto, aqui você pode
também vender uma edificação, mas somente BUILDINGS podem ser
vendidos.
Armed Forces - Serve para manipular as unidades que estão dentro das cidades.
View - Te dá uma visão geral da cidade.
Happy - Te mostra como está o nível de felicidade na cidade.
Rename - Serve para mudar o nome de uma cidade.
7c - MENU DAS UNIDADES - Pode ser acessado ao se clicar com o cursor sobre uma
unidade, dependendo de onde essa unidade estiver, algumas
opções podem aparecer ou não, as opções são as seguintes:
Move - Movimenta a unidade para a direção que você escolher, se nessa direção
estiver uma unidade de outra civilização, o movimento será de ataque e
dependendo do seu poder de ataque e do poder de defesa do atacado, você
pode destruí-lo, ou ser destruído.
Replenish - Apenas SETTLERS podem executar essa função, ela serve para
transformar o Settler em um membro da população da cidade,
aumentando o nível dela em 1, ao executar essa ação não poderá mais
ser utilizado.
Wait - Fica em estado de espera até que outras unidades executem suas ações.
Sentry - Fica em estado de vigilância, se uma unidade de outra civilização
se aproximar ele volta ao estado ativo.
Defense - Fica em estado de defesa, só volta ao estado ativo se você clicar
sobre ele com o cursor.
Home City - Torna uma unidade sem pátria como membro daquela cidade.
No Order - Encerra o turno da unidade.
Disband - Abandona a unidade e ela não poderá mais ser utilizada.
Land - Só pode ser utilizada por unidades marítimas de transporte, serve para
desembarcar unidades terrestres dentro delas.
City - Só pode ser usado pelos SETTLERS, serve para construir uma nova cidade,
ao usar essa opção o Settler desaparece.
Irrigation - Só pode ser usado pelos SETTLERS, serve para irrigar certos
terrenos, como Ground, Grass, Hills e Deserts desde que estejam
próximos a rios lagos ou ocenanos e assim aumentar a produção
de alimentos.
Mine - Só pode ser usado pelos SETTLERS, serve para minerar certos terrenos,
como Mountais, Hills e Deserts e assim acelerar a produção de bens.
Road - Só pode ser usado pelos SETTLERS, serve para construir estradas,
dependendo do terreno onde ela é construída, pode aumentar a arrecadação
de dinheiro na cidade, unidades terrestres que se movem em estradas tem
sua mobilidade triplicada.
Fortress - Só pode ser usado pelos SETTLERS e após adquirir a tecnologia
CONSTRUCTION, serve para construir fortalezas, unidades que ficam
dentro delas tem seu poder defensivo aumentado, e se houver mais de
uma unidade dentro de uma fortaleza e elas forem atacadas, apenas
uma poderá ser destruída a cada ataque.
Railroad - Só pode ser usado pelos SETTLERS e após adqurir a tecnologia
RAILROAD, serve para construir estradas de ferro sobre uma estrada
normal, unidades terrestres que se movem em estradas de ferro tem
mobilidade infinita.
Ground/Grass - Só pode ser usado pelos SETTLERS, transforma Florestas, Pântanos
e selvas em terrenos propícios para a irrigação.
Forest - Só pode ser usado pelos SETTLERS, transforma terrenos planos em
florestas (inútil, na minha opinião).
Plunder - Destrói irrigações e minas.
Esta animação é apresentada quando seus exércitos invadem uma cidade
7d - DIPLOMATAS - Quando um Diplomata entra em uma cidade de outra civilização,
aparecem as seguintes opções:
Estabilish an embassy - cria uma embaixada naquela civilização e você passa a
ter informações sobre, periodicamente você é avisado
quando essa civilização descobrir uma nova tecnologia e
quando ela ela estiver em guerra com outra.
Search for Cities - eu acho que esse serve para localizar as cidades daquela
civilização, eu só usei uma vez e não aconteceu nada.
Steal Tecnology - rouba uma tecnologia que você ainda não tenha, isso pode
acarretar em uma declaração de guerra.
Cause Destruction - supostamente destroi edificações daquela civilização, mas
eu também não uso essa, então não tenho certeza.
Ask for an audience - pede uma audiencia com o rei, mais detalhes no tópico a
seguir.
-------------------------------------------------------------------------------
8 - AUDIÊNCIAS
Eventualmente você deverá fazer contato com outras civilizações, elas enviarão
emissários para conversar com você, eis o que pode acontecer se você aceitar
Se for o seu primeiro contato com a civilização, o rei estará grato pela
atenção e poderá propor a troca de tecnologias, por exemplo:
"Currency é uma tecnologia que voces não tem, gostaríamos de trocá-la por uma
das suas tecnologias, o que você nos diz?"
Opção 1 - Quem precisa disso? (recusar a oferta)
Opção 2 - Sim, vamos trocar (aceita a oferta)
Após isso se você tiver alguma outra tecnologia que eles queiram e a recíproca
não for verdadeira, estes serão os termos da conversa:
"Sua civilização é uma piada, teríamos muito prazer em guerrear com voces, mas
se você nos ensinar a tecnologia Riding, nós lhe pouparemos!"
Opção 1 - Não lhe ensinaremos nada (isso pode acarretar em declaração de guerra)
Opção 2 - Nós iremos cooperar (cede a tecnologia exigida)
Há ainda a possibilidade de eles exigirem um tributo da sua parte, nesse a caso
a conversa se dará da seguinte maneira:
"Você é uma tribo maligna e insignificante, que podemos facilmente aniquilar,
mas se você nos der uma certa quantia em dinheiro, nós lhe pouparemos!"
Opção 1 - Não lhe pagaremos nada! (grande chance de declaração de guerra.)
Opção 2 - Nós entendemos e vamos cooperar (paga o tributo.)
Nos dois casos anteriores, se escolher a segunda opção, eles irão propor um
tratado de paz, você tem as seguintes opções:
Opção 1 - Não! (rejeita a proposta e declara guerra!)
Opção 2 - Certo, façamos um tratado. (Aceita a oferta)
Se escolher a segunda opção, o líder da outra civilização comemora a aliança e
diz que você tem a eterna amizade do povo deles, você então terá outras três
opções finais:
Opção 1 - O prazer é nosso (encerra a audiência)
Opção 2 - Solicitar reforços (Pede ajuda para lutar contra outra civilização)
Opção 3 - Exigir pagamento de tributo (pode acarretar em declaração de guerra)
Se escolher a segunda opção e eles aceitarem, irão pedir uma certa quantia em
dinheiro para ajudar na guerra, cabe a você aceitar ou não.
-----------------------------------------------------------------------------
9 - CABANAS
Elas estão espalhadas por todo o mundo e se você entrar nelas pode acontecer
várias coisas, como fundar uma nova cidade, adquirir unidades mercenárias,
adquirir novas tecnologias, adquirir dinheiro ou encontrar bandidos, então
aconselho sempre a salvar antes de entrar numa cabana.
-----------------------------------------------------------------------------
10 - TIPOS DE TERRENO
Ground (terra) - Serve para irrigação e estradas, grounds com a figura de um
animal produzem mais comida.
Grass (grama) - Tem a mesma função do Ground.
Hills (morros) - Servem para mineração e irrigação, grounds com a figura de uma
rocha preta, produzem mais recursos minerais e aceleram a
produção de bens, unidades situadas em morros tem seu poder
defensivo dobrado.
Mountains (montanhas) - Servem para mineração, mountais com a figura de uma
barra de outro produzem mais dinheiro ser for feita uma
estrada sobre ela, unidades situadas em uma montanha
tem seu poder defensivo aumentado em 200%.
Forests (florestas) - Praticamente inúteis, as que tem a figura de um animal
ainda produzem alguma comida, mas o melhor mesmo é
derrubá-las. (que anti-ecológico hehehe!)
Jungle (selva) - Só servem as que tem a figura de uma pedra azul, faça estradas
neles para ganhar mais dinheiro, as que não tiverem são
inúteis e devem ser limadas.
River (rio) - Servem para irrigação, estradas só podem ser construídas após
descobrir a tecnologia BRIDGING.
Thundra (neve) - Totalmente inuteis, as que tem a figura de um animal ainda
produzem alguma comida, mas evite construir cidades perto
desses locais.
Water (oceanos e lagos) - os que tem a figura de um peixe produzem comida, os
que não tem apenas fornecem dinheiro.
Swamps (pântanos) - os que tem a figura de uma gota marrom aceleram a produção
de bens, os que não tem são inúteis.
Desert (desertos) - são os melhores tipos de terreno pois servem para
irrigação, mineração e estradas, os que tem a figura de um
oasis são melhores para agricultura, os que tem não tem
devem ser minerados.
------------------------------------------------------------------------------
11 - DICAS PARA INICIANTES
- Não construa cidades demais ou será muito difícil controlar os gastos, faça
cinco, no máximo seis, quando for mais experiente pode se arriscar com um
número maior.
- Mantenha uma distância não muito grande entre as cidades, mas evite que a
área útil de uma invada a da outra.
- Aproveite toda a área útil das suas cidades, irrigue, minere e faça estradas,
não deixe nenhum quadrado inutilizado, tenha pelo menos dois Settlers
trabalhando nisso.
- Construa cidades em áreas com terrenos variados, evite contruir só em
terrenos para irrigação ou só em terrenos para mineração e tenha pelo menos
uma cidade próxima ao oceano ou não poderá fazer unidades marítimas.
- Defenda bem suas cidades, tenha pelo menos 3 unidades defensivas dentro delas
pois além de correr o risco de ser atacado por outras civilizações, ainda tem
os piratas e bandoleiros que querem pilhar e saquear.
- Esteja pronto para atacar, faça unidades de ataque para atacar outras
civilizações que declarem guerra contra você, não ceda a ameaças, a não ser que
a outra civilização seja bem mais poderosa, nesse caso é melhor manter a paz.
- Esteja atento ao seu dinheiro, se a arrecadação estiver menor que os gastos,
construa Market Places e Banks para tentar reverter isso, se não for suficiente,
mude o sistema de governo.
- Mantenha o povo feliz, construa Temples, Collosseus e Cathedrals sempre que
houver ameaça de tumultos, quando eles acontecem a produção de bens para e
atrasa o desenvolvimento da cidade.
Por hora é só, se tiver mais alguma dúvida, é só me escrever, até a próxima.
OBS: Se você não liga para SPOILER, veja o item 12 logo abaixo...
PS:
Civilization - SNES - Página inicial
>Civilization - SNES - SCAN - Manual em Inglês
http://aa280518.blogspot.com/2019/01/civilization-snes-manual-em-ingles.html
http://aa280518.blogspot.com/2019/01/civilization-snes-manual-em-ingles.html
SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER
SPOILER ALERT - SPOILER ALERT - SPOILER ALERT - SPOILER ALERT -
ALERTA DE SPOILER - ALERTA DE SPOILER - ALERTA DE SPOILER
SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER
SPOILER ALERT - SPOILER ALERT - SPOILER ALERT - SPOILER ALERT -
ALERTA DE SPOILER - ALERTA DE SPOILER - ALERTA DE SPOILER
SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER
SPOILER ALERT - SPOILER ALERT - SPOILER ALERT - SPOILER ALERT -
ALERTA DE SPOILER - ALERTA DE SPOILER - ALERTA DE SPOILER
12 - SPOILER DA PARTE FINAL DO JOGO
QUANDO VOCÊ COLONIZA OUTRO PLANETA
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário